quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A água pode ser contaminada de muitas maneiras:

- pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;

- pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;

- pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;

- pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;
- pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;
- pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;
- pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.

Poluentes biodegradáveis


Os poluentes biodegradáveis são decompostos por processos naturais, desde que a sua quantidade não ultrapasse a capacidade decompositora do meio. Os esgotos domésticos são exemplo deste tipo de poluição.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Eutrofização


A eutrofização ou eutroficação é um fenómeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou azoto, normalmente causado pela descarga de efluentes agrícolas, urbanos ou industriais) num corpo de água mais ou menos fechado, o que leva à proliferação excessiva de algas, que, ao entrarem em decomposição, levam ao aumento do número de microorganismos e à conseguente deterioração da qualidade do corpo de água.

Preserve a Água!

Transmissão de doenças

A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde humana,tais como: febre tifóide, cólera, disenteria, meningite e hepatites A e B.

Pode ser igualmente por vectores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escasses da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria.

As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria e diarreia sanguinolenta. A dengue é uma doença que se propagam somente na água. Porém, essa água tem que estar parada e limpa para a criação do inseto

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Poluição da água

A água é um dos principais recursos dos seres vivos e o homem tem contribuído para que haja uma diminuição na qualidade e na quantidade disponível.

Todos nós, estamos a contribuir para uma degradação do meio ambiente sempre que não fazemos um bom uso da água. Temos que rever os nossos comportamentos e criar bons hábitos na utilização da água.

Nós poluímos a água nas diversas actividades, na indústria, na agricultura e nas nossas casas, por exemplo:

esgoto- águas de saneamento (esgotos);

- águas que utilizamos diariamente na nossa higiene;

- águas de lavagens, sempre que lavamos a roupa ou o automóvel;

- derrames de óleos, a utilização de óleos alimentares e automóveis;





len

-fertilizantes e pesticidas utilizados nos campos de cultivos e explorações agrícolas.
Descargas de produtos químicos e resíduos líquidos directamente nos rios.

Consequencias do aumento do nivel da agua do mar


• Quando o nível do mar subir 1 centímetro, 1 metro de terras costeiras desapareceram no oceano. As consequências deste desastre são enormes:
• A maior parte da população mundial vive junto à costa. No Bangladesh, por exemplo, 17 milhões de pessoas, aproximadamente, vivem numa zona costeira com menos de um metro acima do nível do mar.
• Inundações importantes representam uma ameaça para os humanos. Um grande número da população mundial corre o risco de morrer e os movimentos destas população fugindo das zonas costeiras inundadas, em particular nos países em vias de desenvolvimento, aumentarão o risco de propagação de doenças. A quantidade e a qualidade da água doce será alterada e a saúde publica será prejudicada.
• Muitas espécies vivas correm o risco de desaparecer porque não podem adaptar-se muito rapidamente à alteração da salinidade ou à diminuição da superfície coberta de gelo.
• As regiões costeiras são essenciais na pesca, no comercio, na agricultura e no turismo. As muralhas de protecção contra as inundações instaladas junto à costa protegem estas actividades, economicamente importantes, das oscilações naturais do nível do mar. No entanto, estas protecções podem igualmente conduzir a subida do nível do mar nas zonas costeiras quando impedem o oceano de se expandir ou transbordar nas planícies naturais. Pode-se ter, então, lugar a inundações catastróficas se estas protecções forem destruídas.

ETAR


ETAR

A sigla ETAR significa Estação de Tratamento de Águas Residuais. Nestas estações é feito o tratamento das águas residuais de origem doméstica e industrial, vulgarmente conhecidos como esgotos, que são, depois, escoados para o mar ou para os rios com um nível de poluição inofensivo para o meio ambiente.

para saber mais coisas sobre ETAR's vao a :
http://etar-g6.blogspot.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Transmissão de doenças
A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde humana, tais como: febre tifóide, cólera, disenteria, meningite e hepatites A e B.

Pode ser igualmente por vectores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escasses da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria.

As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas.

Feito por: Bruno Macedo

Documentário BBC - Terra: O Poder do Planeta - Oceanos - 3 de 6

Documentário BBC - Terra: O Poder do Planeta - Oceanos - 2 de 6

Documentário BBC - Terra: O Poder do Planeta - Oceanos - 1 de 6

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Duração da decomposição de...


Tipos de poluentes

Poluentes físicos - descargas de agua aquecida provenientes da refrigeração de instalação industrial;
Poluentes químicos – nitratos de fosfatos do sector agrícola, detergentes e matéria orgânica, derrames de petróleo;
Poluentes biológicos – vírus, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde, provenientes de centros urbanos e unidades da pecuária;
Os poluentes não degradáveis permanecem inalterados durante muito tempo. É caso das embalagens de alumínio e dos fios das redes de pesca, de substâncias como o petróleos, os pesticidas e o mercúrio.
Os poluentes biodegradáveis são decompostos por processos naturais, desde que a sua quantidade não ultrapasse a capacidade decompositora do meio. Os esgotos domésticos são exemplos deste tipo de poluição.
 Tempo de decomposição do Lixo


Papel Toalha: 2 a 4 semanas;
Caixa de Papelão: 2 meses;
Palito de Fósforo: 6 meses;
    Restos de Frutas: 1 ano;
   Jornal: 6 meses;
   Fralda Descartável: 450 anos;
   Fralda Descartável Biodegradável; 1 ano;
   Lata de Aço: 10 anos;
   Lata de Alumínio: não se corrói;
  Bituca de Cigarro: 2 anos;
  Copo Plástico: 50 anos;
  Garrafa Plástica: 400 anos;
  Camisinha: 300 anos;
  Pedaço de Madeira Pintada: 13 anos;
  Bóia de Isopor: 80 anos;
  Linha de Nylon: 650 anos;
  Vidro: tempo indeterminado;
  Lixo radioativo: 250 anos ou mais


Publicado por: Vera Silva

O que é a poluição da água??

A poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana, ou seja, alteração indesejável nas características físicas, química ou biológicas da água com consequência para os ecossistemas e para o ser humano e limita a utilização da água para fins sociais e económicos e causa dano na flora e na fauna.
Plásticos já respondem por 70% da poluição dos oceanos.        


De acordo com estudo que vem sendo realizado pela ONG Greenpeace, cujas conclusões serão apresentadas em maio, a concentração de material plástico nos oceanos, antes restrita a alguns pontos conhecidos, hoje é onipresente nas águas dos mares do mundo inteiro e atingiu níveis inéditos.
Segundo a ONU, existem 46.000 fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos. Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos.


Feito por :Vera Silva