quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Carta europeia da água

1. Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indispensável a todas as actividades humanas.

2. Os recursos de águas doces não são inesgotáveis. É indispensável preservá-los, administrá-los e, se possível, aumentá-los.

3. Alterar a qualidade da Água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dependem dela.

4. A qualidade da água deve ser mantida a níveis adaptados à utilização para que está prevista e deve, designadamente, satisfazer as exigências da saúde pública.

5. Quando a água, depois de utilizada, volta ao meio natura, não deve comprometer as utilizações ulteriores que dela se farão, quer públicas quer privadas.

6. A manutenção de uma cobertura vegetal adequada, de preferência florestal, é essencial para a conservação dos recursos de água.

7. Os recursos aquíferos devem ser inventariados.

8. A boa gestão da água deve ser objecto de um plano promulgado pelas autoridades competentes.

9. A salvaguarda da água implica um esforço crescente de investigação, de formação de especialistas e de informação pública.

10. A água é um património comum, cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado.

11. A gestão dos recursos de água deve inscrever-se no quadro da bacia natural, de preferência a ser inserida no das fronteiras administrativas e políticas.

12. A água não tem fronteiras. É o recurso comum que necessita de uma cooperação internacional.

impacto das pilhas

Importancia Da Água


A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. As principais causas de deteriorzação dos rios, lagose dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuizo à natureza, através dos lixos, esgotos dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Poluição da água

A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começámos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios, lagos e mares da Europa tem sido utilizada como uma forma fácil de nos livrarmos do lixo. Esta atitude causou danos a muitas plantas e animais em milhares de quilómetros de rios, pondo em risco a saúde humana e poluindo também as águas costeiras.

Poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industriais não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas. O conceito de água poluída compreende não só as modificações das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam.

A poluição da água está associada a diversos factores:
- Ao aumento da população
- Ao desenvolvimento urbanístico
- à expansão industrial.
Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição.
A poluição da água pode ter várias origens, tais como biológica, térmica, sedimentar e química.

Doenças Relacionadas com a Água Poluída
- Cólera
- Hepatite
- Poliomielite
- Diarreias infecciosas
- etc.
Às vezes, a água, que parece limpa, contém vírus, bactérias e parasitas (microrganismos patogénicos), que só podem ser vistos ao microscópio. Eles causam doenças como Hepatite, Desinseria, Cólera, Esquistossomose e muitas outras, prejudicando a nossa saúde.

domingo, 23 de janeiro de 2011

O ciclo da Água

Poluição da Água

A Água

A agua surgiu no decurso de reacçoes quimicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formaçao.
A camada gasosa que rodeia a terraapareceu como resultado, entre outros factores das reacçoes quimicas provocadas pelo aparecimento na superficie de um novo composto, isto é a agua.
Foi na agua, que há cerca de 3800 milhoes de anos , surgiu a vida na terra. Os primeiros seres vivos de que sao conhecidos fosseis, eram bacterias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos oceanos primitivos. Ao longo de milhoes de anos, os seres vivos evoluiram e espalharam.se pelos oceanos e continentes.